Histórico

Logo_JeanSibeliusBreve Histórico da Loja Jean Sibelius

No dia 26 de novembro de 1.990, um grupo de IIr maçons que tinham entre si a busca por novos caminhos na maçonaria, somando-se aos interesses do GOP, se reuníram para fundar uma nova Loja Maçônica em Londrina. Foi escolhido o Rito Francês, pois, preenchia perfeitamente às aspirações deste grupo de IIr, respeito a liberdade religiosa de cada um, um rito ágil, com conotação política e sem vícios na sua ritualística. Nascia assim, a ARLS Jean Sibelius no Oriente de Londrina e sob os auspícios do Grande Oriente do Paraná.

O nome da Loja foi escolhido em homanagem ao grande compositor finlandês, Jean Sibelius, herói nacional que lutou bravamente contra os invasores de seu país, ele usou sua única arma que conhecia, “A MÚSICA”, compondo hinos nacionalistas, invocando o povo finlandês, com alto espírito patriótico o que resultou na expulsão dos invasores do seu país.

A Loja Maçônica Jean Sibelius é uma organização animada por dois grandes princípios aparentemente contraditórios: o respeito por uma tradição herdada dos fundadores da Maçonaria e a busca constante pelo progresso com o objetivo de melhorar o Homem e a Humanidade.

O repeito pelas tradições faz da Loja Jean Sibelius, assim como de toda a maçonaria, uma sociedade iniciática. Nas Lojas Maçônicas se utilizam símbolos e rituais durante as reuniões da mesma forma que durante o progreso pessoal dos Maçons em suas atividades no seio da associação.

A busca do progresso tem sido para os Maçons um motor em suas reflexões assim como também em suas ações, a tal ponto que este princípio forma parte da tradição da obediência.