Maçonaria

esquadro_compassoO que é Maçonaria?

A Maçonaria é uma Instituição iniciática essencialmente filosófica, filantrópica, educativa, progressista e de estudos e pesquisas, proclamando a prevalência do espírito sobre a matéria e pugnando pelo aperfeiçoamento social, intelectual e moral da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.

Ela condena a exploração do homem, bem como os privilégios e as regalias, mas enaltece o mérito da inteligência e da virtude e o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem Maçônica, à Pátria e à Humanidade. Afirma que o sectarismo político, religioso ou racial é incompatível com a universalidade do espírito maçônico. Combate a ignorância, a superstição e a tirania.

A Maçonaria proclama que os homens são livres e iguais em direitos; que a tolerância constitui o princípio básico nas relações humanas, respeitando as convicções e dignidade de cada um.

Ela defende e assegura a plena liberdade de expressão de pensamento como direito fundamental do ser humano, exigida a correlata responsabilidade.

Reconhece o trabalho como um dever social, julga-o nobre e dignificante, sob quaisquer de suas formas; manual, técnico ou intelectual.

Considera Irmãos todos os maçons, independentemente de suas raças, nacionalidades ou crenças.

Exige dos maçons os seguintes deveres essenciais: amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria, obediência à Lei e perfeito comportamento moral na sociedade.

Determina que os maçons estendam e liberalizem os laços fraternais que os unem a todos os homens do universo.

Recomenda a propaganda de sua doutrina pelo exemplo, e sua divulgação por todos os meios de comunicação do pensamento, mas proscreve, terminantemente, o recurso à força e violência.


Fonte: Constituição do Grande Oriente do Paraná